sexta-feira, 12 de agosto de 2011

7 passos para se obter êxito na vida espiritual


 




7 passos para se obter êxito na vida espiritual

Publicado em: 12/8/2011
Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com
 
( Mt. 14.22-33)
“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte.

E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem.

E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? - E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.”

As pessoas antes de fazerem um pacto com Jesus já chegam alcançadas pelas trevas, trazendo consigo vários tipos de marcas herdadas dos seus antepassados; principalmente na cultura dos povos pagãos. Para essas pessoas saírem dessas amarras, teremos que entrar numa guerra sem proporções, dependendo do nível de comprometimento de cada indivíduo.

Toda estratégia deverá ser, a priori, estudada e analisada sua possibilidade de execução. O nosso problema é que as pessoas que estão na linha de frente muitas vezes têm argumentos na sua vida espiritual e querem enfrentar demônios se esquecendo que existem portas do inferno que estão aprisionando essas vidas, as quais não têm forças em si mesmas para romper essas cadeias. Mas, Jesus disse: "... edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt. 16:18).

A maior arma para vencer o inimigo é a nossa santidade diante de Deus. O inimigo não suporta o trono do Pai, e quando estamos bem com Deus no mundo espiritual estamos diante dEle, então esse selo é uma ameaça suficiente para que o inimigo não permaneça diante de nós e bata em retirada.

Sem santidade ninguém verá a Deus, logo, com santidade todos verão a Deus. O que observamos é que algumas pessoas não têm velado por essa comunhão e facilmente negociam com o inimigo. O preço da nossa santidade já foi pago na cruz. Agora, abdicar dos desejos da carne para vivermos na presença dEle é uma guerra constante.

Nós estaremos mostrando os 7 passos para se obter êxito na vida espiritual:

1) - “ter obediência” Mt. 14:22 (“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.”)

A primeira dificuldade encontrada é esta: “Só vence quem obedece”
O obediente não questiona uma ordem recebida. “O desobediente já apresenta logo uma argumentação”. – “Ah, eu não obedeço por isso.” - “Ah, eu não obedeço por aquilo.”

Muitas vezes ocorre o mesmo conosco em relação às ordens de Deus, e nos tornamos desobedientes.

Fazer o que o Senhor manda resulta em bênçãos e em vitória.

Podemos ver o exemplo da obediência de Abraão.( Gn 12.1 , 4) “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.”
Podemos ver o exemplo da viúva se Sarepta.

(I Rs 17.13-16) “E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e trazes-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.”)

É isso que Deus quer obediência. ( I Sm 15.22) “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”

2) - “exige-se esforço” (Mt. 14.24) “E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas;”

Muitas pessoas pensam que a vida cristã é como mágica, enganam-se:

É preciso entrar no barco e remar bastante.
Nossa vida é como um barco de pedalinho se quiser vencer tem que pedalar.

 Se você quer alcançar sucesso terá de se esforçar.

É com esforço que se consegue vencer.

É com oração que se consegue vencer.

É com muita leitura bíblica que se consegue vencer.

É perseverando, é esforçando diante das provações que se consegue vencer.

É procurando pelo esforço que o crente alcançando um bom testemunho cristão terá prosperidade na fé.

Um homem de Deus não se faz da noite para o dia. ( Pv 4.18) “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Você não pode querer queimar as etapas no seu desenvolvimento cristão.

Primeiro tem que entrar no barco, remar bastante, enfrentar o mar, se chegar do outro lado aí pode dar a ele a condição de vitorioso.

3) - “enfrentar os ventos contrários”( Mt. 14:24b) (“porque o vento era contrário”)

Às vezes, alguém diz que fazemos tudo certo, mas não conquistamos vitória.

Há uma força que nos impede de avançar. ( Mt. 14:24 b) (“Porque o vento era contrário”)

O profeta Daniel passou por esta experiência. (Dn. 10.12-13) “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”

A vitória sempre é do servo do Senhor, mas há ventos contrários.

Por causa disto Paulo nos advertiu em Ef. 6:10-13 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Além dos ventos contrários visíveis ainda existe os invisíveis.

Se quisermos chegar do outro lado não podemos ignorar os ventos contrários.

Lembre-se quando não puder vencer as ondas e nem resistir os ventos clame por Jesus, Ele está contigo no barco.

4) - “ Enfrentar os próprios temores” (Mt 14:26) “E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo”

Muitas vezes lutamos contra nós mesmos.

Passar para outro lado, ter sucesso espiritualmente implica em nossos próprios temores, traumas.

Às vezes o medo, a desconfiança é tanta que nem reconhecemos Jesus. (Mt. 14:25 , 26) “Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.”)

Muitos cristãos criam seus próprios fantasmas; vivem com medo, e aí temem muitas coisas como: ser rejeitado, perder o emprego, adoecer e até morrer.

Tem pessoas que por qualquer coisa criam fantasmas. Exemplos:

Há crentes que fazem do Pastor da igreja um fantasma em sua vida.

Há crentes que fazem da própria igreja um fantasma em sua vida.

Há crentes que fazem do seu próprio cônjuge um fantasma em sua vida.

E há crentes que fazem do seu emprego, do seu patrão, da sua cidade os fantasmas de sua vida.

São temores variados provenientes de suas visões.

Temores diante das provações e tribulações – só vencemos quando temos confiança em Deus e esperança nEle.

Mesmo que você esteja vendo fantasma, Jesus veio te libertar.

5) - “Administrar a pressão da opinião dos outros” (Mt. 14.27) “Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.”

Às vezes nos preocupamos muito com a opinião dos outros, suas críticas.
Deus através da experiência de Paulo nos dá uma palavra. (I Co 4:3) (“Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.”)

Paulo enfrentou a desconfiança dos irmãos quanto a sua conversão. ( At 9.13 , 14) “E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.”)

Se dependesse do homem, dos crentes a vida cristã de Paulo não iria a frente. Paulo foi rejeitado quando quis unir a igreja. ( At 9.26) “E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.”)

Mas Paulo encontrou alguém que lhe entendeu a mão, Barnabé. Você também encontrará.

Algumas pessoas exigem demais de si mesmas.

Vamos aprender a lidar com a pressão que vem sobre nós.

Aprendamos! Com Jesus tudo dá certo.

Se pra você não deu certo da primeira vez, tente de novo.

6) - “vencer as tempestades”( Mt. 14.30) (“Mas, sentindo o vento forte, teve medo;”)

Só conseguiremos chegar do outro lado se vencermos a tempestade.

Os discípulos estavam a sós no mar e Jesus no monte.

O que para nós é tempestade, para Ele não é nada. Ele diz: Sou Eu não temas!

Pedro andou sobre as águas.

Para termos sucesso na vida cristã temos que olhar só para Jesus. Nunca para as ondas, para a tempestade.

Mesmo que sua vida esteja atribulada, não precisa temer, confie em Deus e Ele te dará a vitória.

7)- “ Temos que efetuar as mudanças em nós” (Mt. 14.31) (“E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”)

É preciso mudar de rumo. Temos que mudar, não podemos continuar teimando, sendo negligente, insistindo no mesmo erro.

Deus sempre dá um sinal da necessidade da mudança.

É preciso efetuar as mudanças necessárias.

Pequenas mudanças trazem grandes resultados.

Palavras

Gestos

Hábitos

Atitudes e

Você não precisa estar em um "grande momento" para ser bem sucedido. Ao ler o livro de Atos, você vai ver como um pobre pescador, como Pedro se tornou útil a Deus e se tornou um sucesso espiritual.

E assim você pode ser bem sucedido se apenas você seguir os segredos de Deus para o sucesso espiritual! O sucesso espiritual começa com um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo.

Mesmo se você chegou a um ponto onde você tem alcançado as suas ambições terrenas, sem Cristo, é em vão e nada em absoluto. Sem Cristo como Senhor e Salvador, você está destinado ao fracasso eterno!

Que Deus nos abençoe e nos guarde no seu grandioso amor, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário