sexta-feira, 12 de agosto de 2011

É IMPOSSÍVEL SERVIR A DOIS SENHORES




É IMPOSSÍVEL SERVIR A DOIS SENHORES



Autor: Presbítero e Professor Jânio Santos de Oliveira




Jesus disse: Mt 6.24 "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas".


Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!


Imagino o tanto quanto se torna impossível a um profissional tentar administrar simultaneamente a duas atividades paralelas.

Quem sabe se você internauta não já tenha passado por essa triste experiência; no momento em que você tenta agradar a um senhor naquele instante  ele fica bastante satisfeito, no entanto, o outro que por hora está posto de lado se sente desprezado e logo passa a te odiar.

Foi pensando nessa cena episódica que Deus me revelou a necessidade de postar mais esta matéria.

Vamos acompanha!



Ter mais ou menos dinheiro não é referência para a nossa salvação, mas o valor que damos a ele pode ser um grande problema.

 Quem colocamos como senhor de nossas vidas, como prioridade e desejo maior, Deus ou o dinheiro?



No livro dos Eclesiastes ou Pregador, capítulo 2 do versículo 1 a 11, há uma narrativa do rei Salomão sobre a sua vida regada de bens e encanto, fala também da sua frustração e constrangimento, pois, ao fim da jornada, teve o dissabor de provar que tudo não passava de vaidade e aflição de Espírito



Há uma lei da física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo porem, a mais de dois mil anos atrás Jesus já havia provado está verdade quando disse que "Ninguém pode servir a dois senhores", porque o nosso coração só tem lugar para um Senhor.



 E esta escolha é minha, eu tenho que decidir quem será o meu Senhor, a quem eu vou servir de todo o meu coração. Ninguém pode servir a dois senhores, não tem como servir a Deus e o pecado não têm como servir a Deus e às vontades da carne, ao ego (eu), ao Diabo... Jesus quer ser o teu único Senhor e Salvador, veja o que a bíblia diz:


(At 2. 36) "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes Deus o fez Senhor e Cristo".


(Rm 10. 9) "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".


(Fp 2.9) "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, (V.10) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, (V.11) e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".


Entregue a sua vida para o Senhor Jesus eu posso lhe garantir que você não vai achar em lugar nenhum um Senhor tão bom e maravilhoso como este, Jesus Cristo. Confesse-o agora como seu Senhor e Salvador pessoal e entregue de fato a sua vida para Ele.


Ninguém pode servir a dois senhores porque alguém será desprezado, alguém ficará aborrecido. Se você escolher servir a Deus, com certeza Satanás ficará aborrecido, "porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro". O pecado será desprezado, a sua dedicação não será mais em fazer a vontade da carne e sim a vontade de Deus.



Sirva a Deus e não as riquezas sirvam a Deus e não a Mamom. Quem serve a Deus sabe que devemos servi-lo com tudo o que temos e somos, devemos servi-lo com as nossas finanças, isto entregando as primícias, dízimos e ofertas.


 Se Jesus é o meu dono, é o meu rei tudo o que eu tenho é dele, Ele é Senhor também das minhas finanças. Não tem como uma pessoa que não é fiel nos tributos dizer que de fato serve a Deus e que Ele é o Senhor de sua vida. Sirva a Deus em obediência total a Ele, faça de Jesus verdadeiramente Senhor de sua vida.


Jesus disse:( Lc 6.46) "Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor" e não fazem o que eu digo?.
(Mt 7.21) "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

 (V. 22) Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

(V.23) Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade".


Querido irmão gostaria muito que você refletisse com temor nesta palavra e veja quem você tem escolhido para ser o teu senhor neste exato momento de sua vida. Para descobri isto não é tão difícil visto que a palavra de Deus diz:


(Rm 6.16) "Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?".




O Senhor Jesus declarara abertamente da existência de dois senhores, sendo impossível servir aos dois ao mesmo tempo. Mas que senhores são esses e como agem em nossa vida?


Primeiramente Cristo refere-se ao Senhor Deus e Pai, Deus forte, Poderoso, infinitamente misericordioso, íntegro, santo, puro, o qual não nos deixa desamparado na angústia, e, pelo seu infinito amor ao homem, deu o seu único filho a morrer em sacrifício numa cruz, para todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.



Jesus fala também de outro senhor, Mamom que é o senhor da riqueza, do dinheiro, das luxúrias e do gozo da carne, e dos prazeres deste mundo.

 Esse deus inspira o homem a ambição e avareza, e direciona o seu coração apenas para as coisas materiais, terrenas e malignas, as quais Deus abomina.
           

Você já meditou nesta palavra? Quem é Mamom, senão o próprio satanás? Na tentação de Jesus no deserto (Mt 4. 1 - 11) a palavra do Senhor relata:
          

 ( Mt 4.8 – 10) Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.


Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás


Certa vez, o Senhor Jesus contou uma história sobre um jovem rico. Este jovem rico veio a Jesus, pergun­tando o que deveria fazer para ter certeza de que iria para o Céu.

Jesus lhe disse que ele deveria guar­dar os Dez Mandamentos. O jovem rico respondeu: "Tenho guardado os mandamentos desde a minha juventude". Crianças, vocês sabem quem foi a única pessoa aqui na terra que guardou os dez mandamentos perfeitamente? 


Jesus falou ao jovem rico que ele deveria, então, vender tudo o que tinha e dar o dinheiro às pessoas pobres ao seu redor.


Mas o jovem rico tinha um problema. Ele amava muito todas as coisas que ele possuía. Com certeza ele possuía muitas coisas boas, porque lemos na Bíblia que ele era rico.


Jesus estava investigando o coração do rapaz para ver o que ele amava mais: aos seus bens materiais ou a Jesus, o Senhor dos céus? Lemos na Bíblia que o jovem se reti­rou triste. Ele queria o dom do céu, mas não queria o doador daquele dom, Jesus Cristo. 




As vezes, podemos ficar divididos em nossa adoração a Deus. A Bíblia afirma que há um só Deus (Dt 6.4), e que este Senhor não divide sua glória com ninguém (Is 42.8).

 É por isso que nós, cristãos, não temos imagens em nossos lares e não reverenciamos nenhum outro além do Senhor, mesmo entre os apóstolos e os heróis e heroínas da fé.

Eles aguardam a ressurreição e nada podem fazer por nós.



Jesus ensinou que não podemos servir dois senhores. Quem pode ser senhor em nossa vida? No contexto imediato do versículo, o dinheiro é considerado o outro senhor.

Mas, na vida prática, muitas coisas podem querer ocupar nosso coração: nossos sonhos pessoais, nossa vaidade, as coisas do mundo, uma pessoa a quem devotamos respeito, e muitos outros ‘senhores’ que procuram roubar nossa visão espiritual.


Pessoa alguma pode ocupar uma posição neutra; não há classe neutra que nem ama a Deus nem serve ao inimigo da justiça.

Cristo deve viver em Seus instrumentos humanos, e operar mediante suas faculdades, e agir por meio de suas aptidões. A vontade deles precisa estar submissa a Sua vontade; eles devem agir com o Seu Espírito. Então, não mais vivem eles, mas Cristo é que neles vive. 


Aquele que não se entregou inteiramente a Deus acha-se sob o controle de outro poder, escutando outra voz, cujas sugestões são de caráter inteiramente diverso. 


Um serviço pela metade coloca o agente humano do lado do inimigo, como bem-sucedido aliado dos exércitos das trevas.



O mais poderoso baluarte do vício em nosso mundo, não é a vida iníqua do abandonado pecador ou do degradado; é a vida que, ao contrário, parece virtuosa, respeitável e nobre, mas na qual é nutrido um pecado; a vida em que há complacência com um vício.



Para a alma que está lutando intimamente contra alguma gigantesca tentação, tremendo à beira de um abismo, tal exemplo é um dos mais poderosos estímulos a pecar. Aquele que, dotado de altas concepções da vida, da verdade e da honra, transgride ainda voluntariamente um preceito da santa lei de Deus, perverteu seus nobres dons, tornando-os um laço para o pecado.


 O temperamento, o talento, a simpatia, mesmo a generosidade e as boas ações, podem tornar-se um engodo de Satanás para seduzir almas para o precipício da ruína nesta vida e na futura.



"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (I Jo 2.15 , 16).


Que Deus nos abençoe e nos guarde no seu grandioso amor em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário