sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quem nos separará do amor de Cristo?



Quem nos separará do amor de Cristo?


 Autor: Presbítero e Professor Jânio Santos de Oliveira



Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Rm 8.35) 


Esta é uma das mais belas e estimulantes doxologia de todo o Novo Testamento; é doce e edificante e faz bem à alma, eleva a moral e estimula a fé.
 O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13.4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria não se ensoberbece não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mt 5.43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem. ”
O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mt 22.37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. ”
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 Jo 5.3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Ap 2.4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. “Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”
Portanto amados, não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça, porque o amor de Deus dura para sempre, e aquele que ama a Deus, não anda na prática do pecado, porem, qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado.
Este é o amor de Deus: Que guardemos os seus mandamentos; porque os seus mandamentos não são pesados. Porque Deus é bom, par com os limpos de coração.

Deus não mantém nenhum filho Seu imune aos problemas; antes Ele afirma: "Em toda a sua angústia estarei com ele"(Sl. 91:15). Não importa quais os problemas que dominam toda a sua vida; por mais graves que sejam, nenhum deles podem nem devem poder destruir seu relacionamento com Deus. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores. Paulo não fala de situações hipotéticas, mas de incidentes terrivelmente reais que ele próprio viveu, e que igualmente cada um de nós, viveu ou viverá; e ele diz que somos muito mais que vencedores entre elas; não pelas nossas habilidades nem pela nossa coragem, nem por qualquer outra coisa, senão pelo fato de que nenhuma delas nos podem afetar, nem a nós, e tão pouco o nosso relacionamento com Deus se mantido em Jesus Cristo.
         Para bem ou para pior, estando onde estivermos exatamente nas condições nas quais nos achamos. Tenhamos dó do cristão que não tem em sua vida alguma circunstância ou coisa adversa e indesejada.
"Será tribulação...?" –

Veja o que aconteceu na Colômbia:
Grupo armado expulsa pastores e fecha igrejas


COLÔMBIA (*) - O pastor William e sua família fugiram de sua cidade no Departamento de Meta, região central do país em 30 de agosto, depois de receber uma ameaça de um grupo guerrilheiro.

Guerrilhas seguiram o pastor William até sua fazenda e o “aconselharam” a fechar sua igreja e parar com os estudos bíblicos que dirige nas casas. Caso não obedecesse, os guerrilheiros bombardeariam a igreja durante um culto.

O comandante da guerrilha dera ordem para o pastor ser expulso. Ele estaria proibido de visitar outros cristãos e de pregar o evangelho. Além disso, o pastor, sua esposa e seus três filhos menores de idade deveriam deixar sua vila localizada na área rural do município de La Macarena, no sul de Meta.

No dia 30 de agosto, a família fugiu apenas com a roupa do corpo. O pastor e sua família perderam todos os animais e a safra que possuíam em sua fazenda. Eles estão, no momento, em um local seguro enquanto o pastor tenta encontrar um trabalho e um local para morar.

Apesar de triste, o pastor está motivado a continuar trabalhando. Ele deseja aprender atividades que vão além do trabalho na fazenda porque, na área urbana, seu conhecimento como fazendeiro não abre muitas possibilidades de emprego.

O pastor William serviu como presidente do Conselho Comunal de sua vila. Sua posição possibilitou que ele falasse a outras pessoas sobre as Boas-Novas de Jesus Cristo. Esse duplo cargo que exercia, de pastor e líder comunitário, pode ter levado os guerrilheiros a ameaçá-lo e aos membros de sua igreja, contam alguns moradores de La Macarena.

A mesma guerrilha também fechou igrejas em pequenos municípios próximos àquele, tais como El Ruby, San Francisco de la Sombra, Playa Rica, Los Posos, El Recreo e La Tunia. O crescimento do cristianismo tem sido restringido na maior parte das 160 vilas do município de La Macarena, e a presença de um representante da guerrilha é obrigatória em todos os cultos.

O motivo principal que leva os grupos ilegais armados a fechar as igrejas é por discordarem da pregação e do ensino feitos pelos pastores e líderes da igreja. Os guerrilheiros acreditam que o cristianismo contraria a doutrina marxista e que os pastores apóiam e procuram avançar o “imperialismo” norte-americano. Os guerrilheiros acreditam que a solução de todos os problemas não está em Deus, em quem eles não acreditam, mas na revolução armada.

Segundo registros, nos últimos cinco anos, cinco famílias do município de La Macarena foram expulsas por causa de sua fé. Um número muito maior de cristãos foi ameaçado, mas impossibilitado de deixar a região por dificuldades financeiras e familiares. Eles estão sendo forçados a se submeter aos padrões determinados pela guerrilha.

Em algumas vilas, a igreja se reúne de maneira clandestina, mas por causa do risco que correm as reuniões não são freqüentes.


Fonte: Missão Portas Abertas


 Tribulação nunca é coisa boa; mas a tribulação, seja lá qual for  exaustiva, amarga, cansativa  não nos poderá separar de todo o amor de Deus. Nunca permita que cuidados ou tribulações o separem da certeza indestrutível, inabalável de que Deus o ama ainda (Mt. 13.22).
"Ou angústia...?" ¨Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus ¨¨ (2 Co 1 . 3 , 4)



TRIBULAÇÃO .... TENHO CERTEZA QUE Você E TODOS OS SERES HUMANOS GOSTARIAM DE RISCAR ESSE ACONTECIMENTO EM SUAS VIDAS, POR QUÊ ?

QUANDO FALAMOS DE TRIBULAÇÃO, ESTAMOS FALANDO DE LUTAS.. DIFICULDADES... MOMENTOS DIFÍCEIS, ESTAMOS FALANDO DE TRISTEZAS, DESESPERO , DOR PROFUNDA ....

SEI QUE TODOS NÓS OU JÁ PASSAMOS , ESTAMOS PASSANDO OU IREMOS PASSAR , ALGUM TIPO DE TRIBULAÇÃO NESTA VIDA ..

ELAS PODEM SER TANTAS , O MARIDO QUE SE FOI COM A AMANTE , A TRAIÇÃO DE UM AMIGO , DIAS DE DESEMPREGO , MISÉRIA , DIAS DE NECESSIDADES , A DOR DE UMA MORTE , A SEPARAÇÃO , PROBLEMAS DE UM FILHO , AQUELA DOENÇA QUE INSISTE EM LHE TIRAR O SONO , PROBLEMAS FINANCEIROS TERRÍVEIS, FALÊNCIA , SOLIDÃO .... E TUDO ISTO ÀS VEZES LEVA A DEPRESSÃO



A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ NOS VERSÍCULOS ACIMA QUE DEUS , O NOSSO DEUS , O PAI DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO , O PAI DE MISERICÓRDIAS , É O DEUS TE TODA CONSOLAÇÃO , AJUDA , APOIO, SOCORRO ...

ELE É PERFEITO , ELE NOS CONSOLA EM TODA TRIBULAÇÃO

CONSOLAR SIGNIFICA , ALIVIAR O FARDO , ENXUGAR AS LAGRIMAS , DAR COLO , CONFORTO , ESTAR PRESENTE , OFERECER AJUDA , GLÓRIA A DEUS !

E ELE FAZ ISTO PARA QUE NO FUTURO NÓS TAMBÉM POSSAMOS CONSOLAR , AJUDAR , APOIAR , AQUELES QUE ESTÃO PASSANDO PELOS MESMOS PROBLEMAS QUE NÓS SUPERAMOS .

A BÍBLIA NOS DIZ
"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;" (Rm 12.12)


DIZ QUE A FORMA DE ALCANÇAR ESTA AJUDA DE DEUS É PERSEVERANDO NA ORAÇÃO !

NÃO DESISTINDO DE ORAR, TIRANDO FORÇAS PARA ORAR E BUSCAR A DEUS, DE ONDE TALVEZ VOCÊ NEM SINTA FORÇAS.... PORQUE SÓ VOCÊ SABE O QUE VOCÊ ESTA PASSANDO, SÓ VOCÊ CONHECE O TAMANHO DA SUA DOR, ELA É SUA....

E AS VEZES FICA DIFÍIL TIRAR FORÇAS , ARGUMENTOS , PARA DOBRAR OS JOELHOS E ORAR A DEUS ....MAS ELE NOS DIZ , PERSEVERAI NA ORAÇÃO , NÃO DESANIME , O SOCORRO VEM ATRAVÉS DELA , É O CONTATO QUE TEMOS COM DEUS , É TELEFONE QUE NUNCA DÁ OCUPADO , É O CELULAR QUE NUNCA ESTA DESLIGADO PRA VOCÊ .. É AMOR DE PAI .

E COMO ORAR ? SIMPLES, PROCURE NÃO FAZER NESTES MOMENTOS ORAÇÕES REPETITIVAS , NÃO FAÇA AQUELAS ORAÇÕES QUE VOCÊ APRENDEU NA ESCOLA , NAS RELIGIÕES , TODA ORAÇÃO DECORADA ESTA NESTE MOMENTO DESCARTADA ...

ORE , CONVERSE , FALE , COMO UM FILHO CONVERSA COM O SEU PAI AMOROSO , SE ABRA COM ELE , FALE PRA ELE DOS TEUS LIMITES , DAS TUAS DORES , DAS SUAS FALTAS PARA COM ELE , DIGA A ELE TUDO QUE VIER AO SEU CORAÇÃO , SE TIVER VONTADE DE CHORAR ... CHORE , DESABAFE , COLOQUE PRA FORA TODA DOR , TODA TRISTEZA , ELE ESTARÁ TE OUVINDO ATENTAMENTE ,

FAÇA ISTO QUANTAS VEZES QUISER , E PUDER , QUANTAS VEZES ACHAR NECESSÁRIO , ELE ESTARÁ TE OUVINDO , SE ATREVA A LHE CHAMAR DE PAI .... DE MEU DEUS ... E NUNCA SE ESQUEÇA DE QUANDO FOR PEDIR , PEÇA EM NOME DO SEU FILHO JESUS CRISTO ! ESTE É O SELO QUE GARANTE A VITÓRIA E A RESPOSTA PARA A NOSSAS ORAÇÕES

 "Ou fome...?" - Poderemos nós, não só crer no amor de Deus, como ser mais do que vencedores, mesmo quando estivermos famin­tos e exaustos?
       Absolutamente nada disso poderá causar a nossa separação do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois,
Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. – Jo 6.68

Não há outro caminho para que possamos conquistar a nossa verdadeira felicidade ou salvação. A nossa vida, tanto neste mundo como no reino de Deus só fará sentido se estivermos unidos ao Senhor Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro sentido das nossas vidas. Estamos aqui para restabelecermos a nossa união com o nosso Deus de Amor. Depois que essa relação estiver completamente religada nada mais poderá nos separar do nosso mais precioso, verdadeiro e infinito amor.
O mundo nos observa. O homem carnal nos vê como loucos e fracassados diante dessa sociedade cada vez mais egoísta, violenta e material. Mas sabemos muito bem em quem temos colocado a nossa confiança, fé e esperança. O Alvo do nosso amor e esperança jamais nos decepcionará. Não importa onde estejamos.  Seja lá onde for Ele estará para nos proteger, nos consolar e nos salvar das armadilhas e ciladas do inimigo das nossas almas.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. - Sl 23.4

É por isso que somos mais que vencedores. Pois já desfrutamos e sentimos o suave gosto da vitória maravilhosa que a poderosa ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo nos deu. Não importa o combate, não importa o inimigo. Se perseverarmos na fé em Deus Pai, no Senhor Jesus e no Espírito santo de Deus: Já vencemos!

Já somos vitoriosos!

Essa vitória só será uma realidade nas nossas vidas se permanecermos ligados ao maior vencedor de todos os tempos, o Senhor da vida e o Senhor da Vitória, o Senhor Jesus Cristo.


Muitas pessoas se deparam com situações inesperadas no seio da própria família. E são situações até então inimagináveis de acontecerem, que estressam, abalam e desesperam o ser humano, já fragilizado pelo dia a dia de sua vida. 

Aqueles que não conhecem ao SENHOR JESUS e, portanto, não têm nenhuma esperança no Todo Poderoso e dEle nada esperam, ficam totalmente à mercê da triste situação e daquele momento tenebroso. Insistem em ignorar o DEUS de Abraão, Isaque e Israel, que abriu o Mar Vermelho e fez brotar água cristalina das rochas no meio do deserto escaldante, e buscam abrigo e conselho nas bebidas, drogas e deuses estranhos. Não buscam o verdadeiro SENHOR!

E qual é a boa resposta para essas pessoas da parte do mundo e o que nele há? Nenhuma é claro! O mundo é vazio da presença do SENHOR JESUS e cheio dos enganos pecaminosos do inimigo das nossas almas, que tem um único objetivo: matar, roubar e destruir. Matar a esperança do homem, roubar a sua fé e, finalmente, destruir a sua alma.

Mas com o crente em JESUS, a situação é diferente. Não podem matar a nossa esperança, pois a nossa esperança é JESUS CRISTO (Hb 10.23), que venceu a morte e é o dono da vida; Não podem roubar a nossa fé, pois a nossa fé em JESUS, é a fé quer vence o mundo (1 Jo 5.4,5); Não podem destruir a nossa alma, pois ela está nas mãos do todo poderoso JESUS (Jo 10:10). 


 Mais Que Vencedores!

(Rm 8.26–39) “Se Deus é por nós, quem será contra nós ?” (31). O homem precisa de livramento (7.24) que vem somente em Jesus Cristo (7.25). Uma vez resgatado da escravidão na carne, anda segundo o Espírito (8.1-4) como um filho e herdeiro de Deus (8.14-17). Ainda depois de receber a grande bênção da redenção, os filhos de Deus sofrem num mundo corrompido pelo pecado, esperando com paciência a libertação final (8.17-25). Na situação atual do discípulo de Jesus, o que Deus faz para ajudar? Lembramos que ele faz “muito mais agora” para nos levar à salvação eterna (5.6-11). Estes últimos versículos de Romanos 8 nos asseguram que Deus – Pai, Filho e Espírito Santo continuam ativos para nos proteger e nos salvar.


 O Espírito Intercede por Nós (26-27) Há momentos em que não achamos as palavras para expressar os nossos sentimentos. Se acontece na comunicação entre seres humanos, muito mais quando o homem tenta comunicar com Deus. O Espírito vai além das palavras para comunicar a Deus o que nós não conseguimos. Deus Dá Tudo para Nos Salvar (28-33) Em momentos de angústia, é difícil ser otimista. Mas, o servo de Deus pode olhar para além das dificuldades atuais e confiar na sabedoria do Deus eterno que o ama. 


Desde a eternidade, ele trabalha para o nosso bem. E ele não mede esforço! Deu seu próprio Filho para nos salvar e obviamente não recusará qualquer outra coisa que seja necessária para a nossa salvação. O terrível acusador foi expulso da presença de Deus (Ap 12.10), e ninguém consegue condenar os herdeiros de Deus. Jesus Também Intercede por Nós (34-39) Jesus morreu, ressuscitou e está à destra do Pai intercedendo por nós! Ele venceu os inimigos, até a própria morte. Sabendo do poder ilimitado de Jesus, “Quem nos separará do amor de Cristo?” (35). Mesmo na hora de ser entregue ao matadouro, o cristão tem a confiança da vitória. Nenhum sofrimento e nenhuma criatura podem nos separar do amor de Cristo. “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (37).

Que cada um de nós possa permanecer firme na presença de Deus independentemente de toda e qualquer situação. Lembre-se, se o Senhor é o nosso pastor nada nos faltará; isto significa que não faltará angústia, tribulação, fome, perigo, espada, profundidade, altura, poderemos a qualquer momento ser conduzidos como ovelhas para o matadouro; mas em todas essas coisas somos mais que vencedores por amor de Cristo Jesus.


Se Ele sofreu e passou por tribulações, nós que somos seus seguidores teremos o mesmo destino. Pode parecer desanimador e é claro que não gera ibope, mas foi Jesus quem disse: Se alguém não renunciar a si mesmo e tomar a cruz a cada dia e segui-lo não pode ser seu discípulo (Mc 8.34).
O que nos resta é pedir a Deus muita temperança para seguir em frente por maior que seja a adversidade; se Jesus está no barco, é só falarmos co Ele que logo vem a palavra de ordem: Cala-te mar e aquieta-te vento que logo virá a bonança. O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá ao amanhecer (Sl 30.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário